domingo, 1 de março de 2009

Aglomerados populacionais

Cidade
Uma cidade é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional, isto é, tem muita população e esta está muito concentrada.
A população de uma cidade varia entre as poucas centenas de habitantes até a dezena de milhão de habitantes. As cidades são as áreas mais densamente povoadas do mundo. São Paulo, uma das cidades mais populosas do mundo, com cerca de 10,9 milhões de habitantes, possui uma densidade populacional de aproximadamente 7,15 mil habitantes por Km2.












Imagem 1 -Vista aérea de S.Paulo (cidade brasileira que tem perto de 11 milhões de pessoas.)
Vila
Uma vila é um aglomerado populacional de tamanho intermédio entre a aldeia, ou vilarejo, e a cidade, dotado de uma economia em que o sector terciário (comércio e serviços) tem uma importância no mínimo razoável. Para um aglomerado ser vila tem de ter:
- Mais de 3000
eleitores, em aglomerado populacional contínuo
- Pelo menos metade dos seguintes equipamentos colectivos:
- Posto de assistência médica
-
Farmácia
-
Casa do Povo, dos Pescadores, de espectáculos, centro cultural ou outras colectividades
- Transportes públicos colectivos
- Estação de
CTT
- Estabelecimentos comerciais e de hotelaria
- Estabelecimento que ministre escolaridade obrigatória
- Agência bancária












Imagem 2 - Fotografia de Vila Flor (pequena vila transmontana, situada no distrito de Bragança)

Aldeia
Aldeia (vem da língua árabe aD-Dai'â), ou vilarejo, é toda a povoação, normalmente rural, com poucos habitantes e sem autonomia administrativa, isto é, um aglomerado populacional de categoria inferior a vila.

Imagem 3 -Fotografia de uma aldeia histórica.

1 comentário:

Anónimo disse...

esta materia para os alunos do 4 ano é muito interesante adoro este blog dou ao autor deste blog mais de que parabens.Angélica.

A minha foto
Braga
A nossa escola situa-se na freguesia de S. Vicente, no concelho de Braga. “ O edifício escolar é composto por dois pisos e tem 12 salas de aula, sendo 9 para o 1º Ciclo e 3 para o Jardim de Infância. Possui um espaço multiusos, duas salas de professores/educadores e respectivas instalações sanitárias, duas instalações sanitárias para alunos (masculina e feminina) em cada piso, uma cozinha, duas despensas e um salão polivalente. O espaço exterior não possui área coberta, tendo pequenos espaços relvados, um ringue desportivo, equipamento de parque infantil e algumas mesas e bancos em madeira.” Informação retirada da página www.eb1-qt-veiga.rcts.pt/

História do Jardim Zoológico de Lisboa

1882 -Surge a ideia de um "Jardim Zoológico", por iniciativa dos Drs. Pedro van der Laan e José Tomaz Sousa Martins. Esta ideia foi apoiada pelo rei D. Fernando e pelo conhecido zoólogo Bocage.

1883 - É criada a Comissão Fundadora.

1884 - É inaugurado o Jardim Zoológico no Parque de S. Sebastião da Pedreira.

1905 - São inauguradas as novas instalações na Quinta das Laranjeiras.

1920 - Começam a surgir problemas financeiros.

Na década de 80 várias entidades contribuem para o renascer do Zoo.


Na década de 90 o Zoo Modernizou-se.