quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O Regicídio


Fig. 1 - Dom Carlos I, de seu nome completo Carlos Fernando Luís Maria Victor Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis José Simão de Bragança Sabóia Bourbon e Saxe-Coburgo-Gota, (Palácio da Ajuda, Lisboa, 28 de Setembro de 1863Praça do Comércio, 1 de Fevereiro de 1908) foi o penúltimo Rei de Portugal.




Fig. 2 - O Regicídio de 1 de Fevereiro de 1908, ocorrido na Praça do Comércio, na época (mais conhecida por Terreiro do Paço), em Lisboa, marcou profundamente a História de Portugal, uma vez que dele resultou a morte do Rei D. Carlos e do seu filho e herdeiro, o Príncipe Real D. Luís Filipe e uma nova escalada de violência na vida pública do país.

Fig 3 - D. Manuel II. último rei de Portugal, filho de D. Carlos.

Fig. 4 - Da esquerda para a direita, em cima: D. Amélia (esposa de D Carlos), D. Carlos I e D. Maria Pia (mãe de D.Carlos).
Em baixo, infante Luís Filipe (filho de D. Carlos), o infante D. Afonso e D. Manuel (filho de D. Carlos).


Fig. 5 - D. Carlos, D. Luís Filipe e o infante D. Afonso à saída do Palácio da Vila, Sintra, 1905. Fotografia de António de Novaes.

4 comentários:

Anónimo disse...

e muito mas mesmo muito ixe

Anónimo disse...

esta imagem e muito fixe.eduardo

Anónimo disse...

a imagem não é má podia tar melhor

Anónimo disse...

quando mais vejo mais gosto

A minha foto
Braga
A nossa escola situa-se na freguesia de S. Vicente, no concelho de Braga. “ O edifício escolar é composto por dois pisos e tem 12 salas de aula, sendo 9 para o 1º Ciclo e 3 para o Jardim de Infância. Possui um espaço multiusos, duas salas de professores/educadores e respectivas instalações sanitárias, duas instalações sanitárias para alunos (masculina e feminina) em cada piso, uma cozinha, duas despensas e um salão polivalente. O espaço exterior não possui área coberta, tendo pequenos espaços relvados, um ringue desportivo, equipamento de parque infantil e algumas mesas e bancos em madeira.” Informação retirada da página www.eb1-qt-veiga.rcts.pt/

História do Jardim Zoológico de Lisboa

1882 -Surge a ideia de um "Jardim Zoológico", por iniciativa dos Drs. Pedro van der Laan e José Tomaz Sousa Martins. Esta ideia foi apoiada pelo rei D. Fernando e pelo conhecido zoólogo Bocage.

1883 - É criada a Comissão Fundadora.

1884 - É inaugurado o Jardim Zoológico no Parque de S. Sebastião da Pedreira.

1905 - São inauguradas as novas instalações na Quinta das Laranjeiras.

1920 - Começam a surgir problemas financeiros.

Na década de 80 várias entidades contribuem para o renascer do Zoo.


Na década de 90 o Zoo Modernizou-se.