quinta-feira, 6 de novembro de 2008



Imagem 1 - D. Afonso Henriques, 1º rei de Portugal


Afonso I, mais conhecido pelo seu nome de príncipe, Dom Afonso Henriques, (25 de Julho de 11096 de Dezembro de 1185) foi o primeiro rei de Portugal, conquistando a independência portuguesa em relação ao Reino de Leão.
Em virtude das suas múltiplas conquistas, que ao longo de mais de quarenta anos mais que duplicaram o território que o seu pai lhe havia legado, foi cognominado O Conquistador; também é conhecido como O Fundador e O Grande. Os muçulmanos, em sinal de respeito, chamaram-lhe Ibn-Arrik («filho de Henrique», tradução literal do
patronímico Henriques) ou El-Bortukali («o Português»).




Imagem 2 - Castelo de Guimarães
O Castelo de Guimarães localiza-se na freguesia de Oliveira do Castelo, cidade e Concelho de Guimarães, no Distrito de Braga, em Portugal.
Em posição dominante, sobranceiro ao Campo de São Mamede, este monumento encontra-se ligado à fundação do
Condado Portucalense e às lutas da independência de Portugal, sendo designado popularmente como berço da nacionalidade.
Classificado como
Monumento Nacional, em 2007 foi eleito informalmente como uma das Sete maravilhas de Portugal.



Imagem 3 - Bandeira da fundação
(Conde D. Henrique - D. Afonso Henriques)
Na verdade, as armas do Conde D. Henrique – a cruz de azul em campo de prata – que, tudo leva a crer, seu filho D. Afonso Henriques, também usou no início da sua carreira militar, estavam naturalmente indicadas para a representação do Condado Portucalense e das primeiras lutas pela Independência.

5 comentários:

Anónimo disse...

O D.AFONSO HENRIQUES,O CASTELO DE GUIMARÃES E A BANDEIRA DA FUNDAÇÃO SÃO MUITO INTRESSANTES, AS CORES DA BANDEIRA MUITO CRIATIVAS E D.AFONSO HENRIQUES MUITO FORTE.

ASS:ANA CATARINA.

Anónimo disse...

isto e muito interessante

Anónimo disse...

isto e muito interessante.eduardo

Anónimo disse...

concordo comtigo catarina

Anónimo disse...

concordo comtigo catarina acho que o professor esta a estudar a mais

ass:angelica

A minha foto
Braga
A nossa escola situa-se na freguesia de S. Vicente, no concelho de Braga. “ O edifício escolar é composto por dois pisos e tem 12 salas de aula, sendo 9 para o 1º Ciclo e 3 para o Jardim de Infância. Possui um espaço multiusos, duas salas de professores/educadores e respectivas instalações sanitárias, duas instalações sanitárias para alunos (masculina e feminina) em cada piso, uma cozinha, duas despensas e um salão polivalente. O espaço exterior não possui área coberta, tendo pequenos espaços relvados, um ringue desportivo, equipamento de parque infantil e algumas mesas e bancos em madeira.” Informação retirada da página www.eb1-qt-veiga.rcts.pt/

História do Jardim Zoológico de Lisboa

1882 -Surge a ideia de um "Jardim Zoológico", por iniciativa dos Drs. Pedro van der Laan e José Tomaz Sousa Martins. Esta ideia foi apoiada pelo rei D. Fernando e pelo conhecido zoólogo Bocage.

1883 - É criada a Comissão Fundadora.

1884 - É inaugurado o Jardim Zoológico no Parque de S. Sebastião da Pedreira.

1905 - São inauguradas as novas instalações na Quinta das Laranjeiras.

1920 - Começam a surgir problemas financeiros.

Na década de 80 várias entidades contribuem para o renascer do Zoo.


Na década de 90 o Zoo Modernizou-se.